terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Demoníaco no Ocidente e o Livro de 1 Enoque


Entre os dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro, estive no Seminário Teológico Richard Shaull palestrando sobre o demoníaco no Ocidente e sua relação com a literatura apocalíptica. As palestras foram publicadas na revista acadêmica " TeologiaHoje" da instituição, a qual será disponibilizada na revista eletrônica. A experiência foi muito boa. Os alunos de teologia e de outras áreas, presentes nas discussões, reagiram bem e suas perguntas me ajudaram a perceber detalhes antes não observados no tema e nos textos usados. Espero que essa linha de pesquisa se estabeleça na Bahia e gere novas reflexões sobre esse grupo de literatura dos judaísmos e cristianismos ainda pouco explorado pela exegese brasileira, especialmente no mundo protestante.
Agradeço ao professor Rev. Claudio da Chaga Soares e ao presbitério do Salvador (PSVD) da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil pelo interesse por essa linha de pesquisa, e pela coragem em disseminá-la não somente em ambiente acadêmico, mas também nas comunidades cristãs.

2 comentários:

  1. Kenner, a Paz de Cristo.
    Por favor, nos indique o link para que possa ler o artigo. Parabéns, um abraço!
    www.vosbi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Francikley,

    Obrigado pelo comentário e interesse. Como disse, o artigo está ainda na revista acima; ele sairá online em breve.Quando estiver à disposição, colocarei um link aqui.
    grande abraço.

    ResponderExcluir