terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Demoníaco no Ocidente e o Livro de 1 Enoque


Entre os dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro, estive no Seminário Teológico Richard Shaull palestrando sobre o demoníaco no Ocidente e sua relação com a literatura apocalíptica. As palestras foram publicadas na revista acadêmica " TeologiaHoje" da instituição, a qual será disponibilizada na revista eletrônica. A experiência foi muito boa. Os alunos de teologia e de outras áreas, presentes nas discussões, reagiram bem e suas perguntas me ajudaram a perceber detalhes antes não observados no tema e nos textos usados. Espero que essa linha de pesquisa se estabeleça na Bahia e gere novas reflexões sobre esse grupo de literatura dos judaísmos e cristianismos ainda pouco explorado pela exegese brasileira, especialmente no mundo protestante.
Agradeço ao professor Rev. Claudio da Chaga Soares e ao presbitério do Salvador (PSVD) da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil pelo interesse por essa linha de pesquisa, e pela coragem em disseminá-la não somente em ambiente acadêmico, mas também nas comunidades cristãs.

3 comentários:

  1. Kenner, a Paz de Cristo.
    Por favor, nos indique o link para que possa ler o artigo. Parabéns, um abraço!
    www.vosbi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Francikley,

    Obrigado pelo comentário e interesse. Como disse, o artigo está ainda na revista acima; ele sairá online em breve.Quando estiver à disposição, colocarei um link aqui.
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá professor Kenner,

    Sou ex-aluno do Professor Carlos César em SSA, e sob a recomendação dele foi ouvir sua palestra sobre a Literatura Enóquica, que que por sinal foi bem reveladora! ainda tenho a revista com a sua dedicatória.
    Pois bem, estou fazendo meu TCC com o tema voltado para a literatura apocalíptica e no meio das muitas leituras que estou fazendo me deparei com o texto de Mt. 11. até agora não vi nenhuma linha nos livros e artigos de Collins, Hanson, G. BOCCACCINE, Russel e inclusive seu (As Origens Cristã e o Misticismo Apocalíptico) mencionando sobre este texto. Não sei se eu por muito ler sobre o tema estou em tudo vendo elementos apocalípticos ou se de fato ele contém.
    O discurso ali presente é uma forte ideologia social tanto presente no Apocalipticismo.

    Desde já agradeço!

    Forte abraço!

    Gerson Santos
    segue meu e-mail.santossgerson@gmail.com

    ResponderExcluir