terça-feira, 5 de outubro de 2010

“Respeitável Público, com vocês... Tiririca, o Deputado Federal!”


Quando estive em São Bernardo do Campo, num congresso de Bíblia na UMESP (ABIB), quase morri de rir ao ver o grande comediante Tiririca no horário político, com aquele rostinho redondo e engraçado, como candidato a deputado federal. Pensei: “realmente não é só no meu Espírito Santo que há coisas absurdas, como a possibilidade da volta do Gratz – graças a Deus, pelo menos este “morreu no ninho”! Na mesma ocasião estava comigo um cubano, recém doutorado em Ciências da Religião, que achava lindo nossa democracia, pois, diferente de seu país, temos muitos partidos e toda a espécie de candidatos para votar, de mulheres frutas a malufes. Na hora me calei e novamente me pus a pensar: “bom, tudo bem, isso pode até ser lindo, mas já pensou se um Tiririca da vida...”.

Aquilo que eu temia, como diria Jó, isso me sucedeu, ou melhor, sucedeu-nos. “Tiririca é o novo Deputado Federal com 1,3 milhões de votos!”. É mole! E mais, Frascisco Everardo Oliveira Silva (sim, é o Tiririca) foi o candidato com maior votação entre todos que pleiteavam uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano, a frente de outro “palhaço”, o ex-governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, que chegou perto dos 700 mil votos. Tiririca, e parece até mentira, é agora o segundo mais votado na história do Brasil entre os candidatos para essa cadeira. Pelo que parece, o deboche conquista o coração do povo, pelo menos o de São Paulo.

Na verdade não sei o que aconteceu. Será que o povo ficou curioso ao ouvi-lo falar: “Sou candidato a deputado federal. O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas depois, eu te conto"? Talvez o povo tenha se sensibilizado ao saber que Tiririca se preocupava com a família. Convenhamos, quem não se sensibilizaria com um pronunciamento deste: “Oi gente, estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal, para ajudar os mais 'necessitado', inclusive a minha família”?

Sério, se foi “voto de protesto” (mas, poxa, mais de um milhão de votos de protesto?!) ou qualquer outra coisa, o certo é, como escreveu o jornalista Irineu Machado no UOL Eleições do dia 4 de outubro, agora “o Brasil elegeu um palhaço – de verdade – para o Congresso Nacional”. Talvez o povo pense: “palhaço por palhaço”, que seja então um profissional...

Não tenho nada contra o comediante Tiririca. Na sua profissão é um dos melhores, e quem sabe ele seja bem assessorado e consiga fazer um bom trabalho (sou pentecostal, acredito em milagre), mas é vergonhosa e deprimente uma “palhaçada” dessa! São mais de um milhão de votos!

Um país que elege Tiririca, e onde Maluf consegue 497 mil votos (é verdade, ele mesmo), infelizmente nunca terá uma Marina Silva como presidente.

12 comentários:

  1. Kenner camarada, fazia tempo que eu não via uma eleição tão movimentada, com cantores, pugilistas, palhaços, jogadores etc como candidatos. Romário e Bebeto levaram no RJ, Lauriete (cantora pentecostal no Espírito Santo) e Mara Lima no Paraná.

    Viva a democracia? rss...

    abçs aqui do Réécife

    Alex

    ResponderExcluir
  2. Realmente Kenner, concordo com vc. "Um pais com que escolhe Tiririca pra ser deputado federal jamais terá Marina Silva como presidente".

    ResponderExcluir
  3. Grande Alex,

    Prazer te encontrar por aqui. Espero que os estudos aí no Recife estejam caminhando bem...

    Pois é, coloca movimentada nisso! Aqui nas terras capixabas o caso Lauriete foi terrível. Com o maridão sendo impossibilitado de concorrer (talvez por ser muito honesto), o que fazer? Cantar para o povo votar... E que beleza, votaram na "Lau" e de lambuja ganharam o "Almeidinha" (o maridão)... rsrsr. Viva a democracia!

    O problema é que isso tem tudo para virar moda!
    Que alguém nos proteja de nós mesmos... Ou de nossa democracia. Não precisa arrancá-la, basta nos proteger...

    abração

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo,

    obrigado por sua presença aqui. Infelizmente nós brasileiros não levamos política muito sério.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Fala Kenner meu amigo,

    Infeliz ou felizmente é o preço que pagamos por sermos um Estado Democrático de Direito. Agora com um pouco mais de trinta, me lembro das eleições de 1989 quando o Macaco Tião obteve mais votos que muitos candidatos a presidência da república no Rio de Janeiro.

    A verdade é que como Brasília se transformou num grande circo, nada mais justo de que ter um palhaço de verdade no picadeiro, ou, em sentido lato, nada melhor do que um milhão de "pa-lhaços" (em sentido figurado. Já que o que eles nos transformam em verdadeiros palhaços) elegerem um representante sindical, para que assim, pelo menos sejam defendidos.

    Desculpa a quantidade de linhas para um comentário e dizer que concordo com sua análise. Abraço amigo, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jorge,
    Tudo bem, amigo?

    E além de tudo, talvez Tiririca não assuma o cargo. Adivinha por quê? Como você disse, é um circo mesmo!

    É um prazer ler o teu comentário aqui. Não precisa se desculpar por nada. Seu comentário foi muito lúcido e contribuiu bastante para este post.
    abração

    ResponderExcluir
  7. Paz Terra! Ele vai ou não vai ser diplomado? Como seria o Tiririca no poder? Vamos esperar para vê no que vai dar.

    Fiz também algumas criticas a este nosso período eleitoral. Confira lá e se achares digno, ajude-me a divulgar o meu blog, ok?

    ResponderExcluir
  8. Paz Gilmar!

    Eu acho que mesmo bem intencionado, a experiência e sagacidade dos espertalhões da Câmara provavelmente o cooptará para seus interesses...

    Abração

    ResponderExcluir
  9. Caro Kenner não seja tão pessimista em relação a nunca termos uma marina como presidente só por que tiririca foi um sucesso de bilheteria...rsrsrsrs.

    tiririca é uma das melhores formas de representação do povo brasileiro em nosso modelo democrático. veja bem... ele é analfabeto e em nosso país existem muitos analfabetos (políticos); ele é afro-descendente e nesse país a base populacional também é composta por negros; ele é um excelente profisional em sua área, representando um palhaço, mas por detras do personagem pode existir um ser humano fantástico (tomara), nesse país o que mais existe é gente mascarada... pelo menos o tiririca é um palhaço que tira a mascara, esse nós podemos conhecer... certamente tiririca representa bem muitas camadas da sociedade brasileira, pois é pobre também, e isso é o que mais tem em nosso país.

    Pode haver coisa bem vinda de "nazaré"? isso nós ainda vamos ver, rsrsrrsrsr.

    De Fernando-criciúma

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernando,
    Obrigado por teu comentário,como sempre, pertinente e inteligente.

    Sim, o Tiririca representa uma parcela importante da nossa nação. O problema é exatamente a capacidade de representá-la politicamente. Ele é bom comediante, e com sua arte pode muito bem defender esses grupos. No entanto, como político, por mais que seja um ser humano fantástico, e isso não duvido, ele infelizmente deixa claro não estar o mínimo preparado. Precisamos, sim, de representantes vindos dos grupos marginalizados, que no Brasil são a maioria (negros, pobres, nordestinos, homossexuais, mulheres, índios etc.), no legislativo e também no executivo, mas que seja politicamente esclarecido para não serem engolidos pelos mal-intencionados "profissionais" da política. Lula Sempre foi alvo de zombaria por causa do português de seus discursos ou sua não formação acadêmica. No entanto, ele conseguiu como líder dos operários movimentar milhares e politizar a classe dos trabalhadores. Não basta ser negro ou pobre, mesmo que represente essas classes, é necessário também possuir o mínimo de conhecimento da burocracia e estrutura da máquina onde pretende trabalhar. Ser academicamente bem instruído não é sinal de sucesso na representação do povo. Como também o contrário dessa proposição não é o caminho para esse sucesso. Abração

    ResponderExcluir
  11. Prezado Kenner, li o seu blog a partir de minhas buscas no Google sobre o deputado Tiririca. Hoje, quando o mesmo é reconhecido como um dos melhores parlamentares do país, não seria adequado de sua parte um "mea culpa"?
    Novamente, os fatos contradizem aquilo que a nossa mente, cheia de teias da dúvida e da poeira dos preconceitos, tenta nos impingir. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      como eu disse no próprio texto: "e quem sabe ele seja bem assessorado e consiga fazer um bom trabalho". Na época, como mostrei no texto, ele falava coisas na sua campanha que eram brincadeiras indevidas, do tipo "'Oi gente, estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal, para ajudar os mais 'necessitado', inclusive a minha família'?". Ou seja, seria um grande risco votar nele.

      Agora, se ele está fazendo um bom trabalho, então, deixo aqui minha "mea culpa". Mas sempre que alguém aparecer com este tipo de discurso enquanto candidato, terei minhas reservas.

      Outra coisa, nesta minha "mea culpa" não sei se posso admitir que é uns dos melhores. Não tenho estas informações. No entanto, se for, desejo e oro que continue exercendo bem sua função. Eu o vi em algumas comissões e gostei...

      abraço

      Excluir