sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Experiência e Hermenêutica Pentecostal". Novo Livro pela CPAD











Acaba de sair pela Casa Publicadora das Assembleia de Deus (CPAD) o meu novo livro, em parceria com David Mesquiati, "Experiência e Hermenêutica Pentecostal. Reflexões e propostas para a construção de uma identidade teológica". A obra reuni diversas reflexões e discussões realizadas em ambientes acadêmicos a respeito da teologia pentecostal e, especialmente, o lugar privilegiado da experiência para interpretação bíblica e da fé. O livro é dividido em 10 capítulos e provoca uma série de questões: o que seria um hermenêutica pentecostal? É possível falar em teologia pentecostal? Qual a relação histórico-teológica do Pentecostalismo com a Reforma? Que tipo de método exegético poderia ser melhor aplicado à leitura bíblica pentecostal. 

Abaixo, um pequeno trecho da obra: 


"Algumas coisas nos preocupam em relação à produção teológica pentecostal no Brasil. Um dos riscos é a neocalvinização do pentecostalismo ou as teologias protestantes estabelecidas tornarem-se o único ou o melhor caminho para a sistematização teológica. No entanto, precisamos explicar o que queremos dizer com isso. Antes de qualquer coisa, essa crítica não é aos calvinistas e demais protestantes, mas aos nossos irmãos pentecostais. Acreditamos que o diálogo com a teologia e com os teólogos reformados é de fundamental importância para a promoção do Reino de Deus em nossas terras. Contudo, para que o diálogo aconteça, nós pentecostais precisamos fazer o dever de casa e articular uma identidade teológica que seja propriamente pentecostal. E, podemos afirmar com toda segurança, que isso já vem sendo feito, especialmente por nossos irmãos norte-americanos e europeus, como Amos Yong, Kenneth Archer, Veli-Matti Karkkainen, Harold Hunter, entre outros; não nos esquecendo de pentecostais latino-americanos, como Bernardo Campos, Daniel Chiquete, entre outros, que há algum tempo têm enfrentado essa realidade e feito propostas importantes. Por isso, nosso texto fará ensaios seguindo esse mesmo interesse, de uma construção de identidade teológica pentecostal, que exige a releitura da história, uma proposta hermenêutica e articulação na e para a experiência" (MESQUIATI; TERRA, 2018, p.2).

3 comentários:

  1. Excelente libro. Pronto con el favor de Dios será traducido al español y luego al inglés.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo livro! Acho muito importante produções nessa linha que visam essa construção do pensamento no meio pentecostal. Sem dúvidas essa obra contribuí para isso. Depois me faça uma visita ao me blog. Um abraço.

    ResponderExcluir