quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um obra em honra a John. J. Collins: um dos maiores estudiosos da Literatura Bíblica




Foi lançado o livro "The 'Other' in Segund Temple Judaism: Essays in Honor of John J. Collins", em honra a um dos maiores pesquisadores da literatura bíblica, em especial nos estudos relacionados ao judaísmo do segundo templo.

Mesmo digno de todas as honrarias, o professor John J. Collins ainda não é muito conhecido em nossas terras. Essa lacuna começou a ser preenchida recentemente com a tradução, publicada pela Paulus, de seu "Apocalyptic Imagination. An Introduction to Jewish Apocalyptic Literature" (Imaginação Apocalíptica. Uma introdução à literatura apocalíptica judaica. São Paulo: Paulus, 2010).
John J. Collins é irlandês, e foi professor de Bíblia Hebraica da Universidade de Chicago, e atualmente é professor na Universidade de Yale Divinity School. Os seus muitos livros e artigos tratam da "apocalíptica judaica", "sabedoria", "judaísmo helenístico", "Manuscritos do Mar Morto" etc. Além de seu famoso comentário ao livro de Daniel, na série Hermeneia, estão também na lista os livros "The Scepter and the Star: The Messiahs of Apocalypticism in the Dead Sea Scrolls"; "Jewish Wisdom in the Hellenistic Age"; o já citado "The Apocalyptic Imagination" e "Between Athens and Jerusalem: Jewish Identity in the Hellenistic Diaspora". Entre os mais recentes, podemos citar a "Introduction to the Hebrew Bible with CD-ROM"; "Does the Bible Justify Violence?"; "Jewish Cult and Hellenistic Culture"; "Encounters with Biblical Theology" e "The Bible after Babel: Historical Criticism in a Postmodern Age". Além dessa vasta bibliografia, ele é coeditor dos três volumes da Encyclopedia of Apocalypticism e tem participado na edição dos Manuscritos de Mar Morto. J. J. Collins também é editor de uma série de monografias da editora Brill, intitulada como Journal for the Study of Judaism Supplements e do Journal Dead Sea Discoveries. Ele também é editor do Journal of Biblical Literature e presidente do Catholic Biblical Association e da Society of Biblical Literature.

O Festschrift em homenagem a J.J. Collins, além de ser uma obra comemorativa, também deve ser adquirida como fonte preciosa para pesquisas, pois é composta por artigos de relevantes pesquisadores da literatura bíblica, dos judaísmos da antiguidade e do mundo greco-romano. Entre eles estão Esther Chazon, Lorenzo DiTommaso, Robert Doran, Sean Freyne, Martin Goodman, Carol A. Newsom, George W. E. Nickelsburg, James C. VanderKam e outros.
Maiores informações sobre esse lançamento e como adquiri-lo, leiam no blog Paleojudaica (http://paleojudaica.blogspot.com/) no The Talmud Blog (www.academictalmud.blogspot.com).

9 comentários:

  1. Que legal Kenner! Tomara que alguma editora brasileira se anime a tornar Mr. Collins conhecido por aqui.

    Abração!

    Eliz

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliz,
    que bom ter-te aqui!
    Isso seria um grande avanço para as pesquisas brasileiras...
    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Veja o que encontrei no site da Umesp:

    434.Kenner Roger Cazotto Terra – 09.03.10
    Título: De guardiões a demônios. A História do imaginário do Pneûma Akátharton e sua relação com o mito dos vigilantes”
    Orientador: Paulo Augusto de Souza Nogueira

    Benção! louvo a Deus por tua vida. Ores por mim, pois quero caminhar por esse caminho do mestrado também. Sei que o desafio é grandioso, parada duríssima, mas é possível.

    Paz e até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gilmar,
    é sempre bom encontrar-te aqui. No mesmo site onde encontraste essas informações, em poucos dias, estará disponível também a versão completa da minha dissertação. Obrigado pelas palavras de motivação. Atualmente estou com planos e conversando com o meu orientador para iniciarmos um projeto para o doutorado.
    Isso mesmo! Corra atrás que conseguirás também dar continuidade aos teus estudos.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Kenner! Fiquei feliz que achou meu blog. Aproveitei pra ver o seu também.

    No começo eu postava reflexões para a igreja, depois, com muito trabalho acadêmico, acabei aproveitando as pesquisas em postando-as de maneira mais simples, para que todos possam compreender.

    Vou ler seu blog com mais calma e depois volto a escrever.

    Abraço. Anderson.

    ResponderExcluir
  6. DISCÍPULOS DO SABER EM CRISTO: CUIDAI QUE MUITAS BÍBLIAS JÁ FORAM INUTILIZADAS PELAS MÃOS DA IGNORÂNCIA, (IS.30.12) – PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    (AP.22.18) – Eu, a todo Aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: (AP.22.19) – Se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia; Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das cousas que se acham escritas neste livro: (2CO.11.31) – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto: (MT.7.23) – Então, lhes direi explicitamente: Caso adulterem a literatura bíblica, ainda que seja à guisa de atualização ortográfica, ou por qualquer outro motivo, também estarão anulando a palavra, e a Santa Lei de Deus; (MT.5.18) – porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um I ou um TIL jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. (1CO.2.12) – Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente: (LC.10.2) – A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos: (SL.94.16) – Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? (ÊX.35.10) – Venham todos os Homens hábeis entre vós, e façam tudo o que o Senhor ordenou; (LE.6.12) – pois quem sabe o que é bom para o Homem, durante os poucos dias de sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? (1PE.1.14) – Como Filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente, na vossa ignorância: (2JB.1.8) – Acautelai-vos para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão: (JB.6.45) – Está escrito nos Profetas: E todos serão ensinados por Deus: Portanto Aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vêm a mim: Aplicai-vos no estudo e recomposição da literatura bíblica, assim: (JB.12.13) HOSANA! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR E QUE É REI DE ISRAEL: São 50 letras e 3 sinais que reiteram o testemunho do Nosso Espírito, (HB.3.7) – pois assim diz o Espírito Santo: E TENHO ENSINADO O QUE VEM DESSE HOMEM: E QUE É ARNALDO RIBEIRO!

    ResponderExcluir
  7. Olá anônimo,
    eu disse que não publicaria mais comentários anônimos com ataques pessoais, mas fui tentado a publicar este porque preciso da ajuda dos demais para entendê-lo. Sinceramente, eu mesmo, não entendi nada!

    ResponderExcluir
  8. Hello there! I could have sworn I've been to this website before but after looking at some of the articles I realized it's new to me.
    Regardless, I'm definitely delighted I stumbled upon it and I'll be bookmarking it and checking back regularly!


    Feel free to visit my weblog: free online stopwatch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, thank you for your presence. Check back evermore!

      Excluir