quarta-feira, 19 de setembro de 2012

JESUS COM UMA ESPOSA?




Fragmento do Papiro GosJesWife (2012)

O título deste post parece ser um tanto sensacionalista, tipo Código da Vinci, mas na verdade se refere a uma publicação do fragmento de um papiro copta,  uma cópia do séc. IV de um texto da segunda metade do segundo século. O recente material foi publicado pela professora Karen King, do Harvard Divinity School. Inclusive, o  New York Times já publicou uma reportagem sobre o assunto com o título “A Faded  Piece of Papyrus Refers to Jesus’Wife” (“Um Pedaço de Papiro envelhecido refere-se à esposa de Jesus”). Este fragmento foi nomeado como “Evangelho da Esposa de Jesus” (GosJesWife). O texto é escrito em copta saídico e está bem deteriorado. 

Neste texto, Jesus dialoga com seus discípulos e fala sobre uma suposta esposa (“minha esposa”, [tahime em copta]). Vejamos a tradução feita pela Prof. King:

“     1. Não [para] mim. Minha mãe me deu a vi[da...”
       2.   [ Os discípulos disseram para Jesus, “. [
       3.   Maria é digna dele (ou "não é digna dele")
       4.  .....” Jesus disse para eles, “Minha esposa.. [
       5   [ ... Ela será capaz de ser minha discípula [
       6   [ Deixe as pessoas perversas inchar [
       7   [ Como para mim, habito com ela a fim de...  
       8   uma imagem[

Como vemos, o texto é truncado e os colchetes mostram as partes deterioradas. No entanto, na linha quatro parece que Jesus, para defender Maria, diz ser ela sua esposa. Esta "obra", como disse a Prof. King[1], deve ser inserida no contexto das disputas sobre a história e figura de Jesus, dentro do próprio Cristianismo, do segundo século (caso a data esteja certa) em diante. Clemente de Alexandria, em seu Stromateis (III, 6.49), no terceiro século, já falava de alguns cristãos que insistiam em dizer que Jesus tinha uma esposa.  

Os especialistas se dividem sobre a autenticidade deste material. Uns acham, como Mark Goodacre (http://ntweblog.blogspot.com.br/2012/09/the-gospel-of-jesus-wife.html?spref=tw), que esta reconstrução e o próprio material são legítimos e realmente revelam um grupo cristão do final do segundo século que acreditava que Jesus tinha uma esposa, mesmo que admita que haja uma confusão entre as expressões “esposa” e “mãe”.

Para quem quiser ver o texto em copta e inglês, o Harvard Divinity School disponibilizou-o: http://www.hds.harvard.edu/faculty-research/research-projects/the-gospel-of-jesuss-wife. Em português também há um interessante blog sobre este assunto: http://www.apocryphagnostica.blogspot.ca/2012/09/o-evangelho-da-esposa-de-jesus.html







 [1] KING, Karen. “Jesus said to them, ‘My wife…’”. A New Coptic Gospel Papyrus. In: http://news.hds.harvard.edu/files/King_JesusSaidToThem_draft_0917.pdf

2 comentários:

  1. Na sua opinião kenner, se fosse comprovado o fato de Jesus "ter uma esposa", mudaria o modo de como você o vê? Mesmo que VARIAS partes na Bíblia (ex.: At 2.22) o tratem como um homem igual "qualquer" um de nós!
    Que vendo por esse ponto de vista, seria perfeitamente normal que ele tivesse uma esposa, que não o deixaria nem mais nem menos "santo". Qual a sua opinião?
    Abraços!.. saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gutuery! Saudade de ti, mano! Que bom te encontrar por aqui.

      Bom, as pesquisas sobre o Jesus histórico, ou seja, o homem de Nazaré do séc. I, dizem que ele não teria esposa. Na tradição dos evangelhos, também, não há indícios de uma esposa para Jesus. Até mesmo Maria Madalena é simplesmente uma discípula muito fiel, só isso. No entanto, as tradições posteriores, tais como esta do post, como talvez o Evangelho de Filipe, o Evangelho do Salvador ou, talvez, o Evangelho de Maria falam de supostas relações intimas entre Jesus e Maria Madalena. Estes refletem que alguns cristãos (gnósticos?) dos séculos posteriores acreditavam nisso. Contudo, caso isso refletisse uma realidade do Jesus histórico, ou do Jesus dos evangelhos, não mudaria em nada minha devoção e fé, pois o casamento e o sexo não são tratados como maculadores, pecados e nem poderiam tirar o valor e pureza de Jesus. Seria até mais agradável, pois como 1 Jo diz que não deveríamos nunca negar a encarnação de Jesus, uma das coisas comuns do homem/mulher é sexo e casamento. Assim, teríamos em Jesus um padrão, também, para nossas relações conjugas; não que hoje não o tenhamos, mas teríamos uma indicação direta, e não somente intuições indiretas. Em resumo, para te responder: não! Ele não deixará, em minha opinião, de ser digno e santo caso tivesse uma esposa.

      Muito boa tua questão. Continuemos nossa discussão...

      Abração

      Excluir